segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva na Dramaturgia - A TV em 2009...


Amigos noveleiros de plantão, o ano rendeu boas produções, ainda mais na emissora do Plim-Plim. E mais uma vez Glória Perez foi ao topo na viagem top da autora, vem desde O Clone e por aí vai.
Juliana Paes e Rodrigo Lombardi ganharam todos os holofotes como o casal queridinho de Caminho das Índias. Raj e Maya viraram novos ícones das novelas, enquanto Bahuan terminou desolado, tal qual Márcio Garcia. Ainda trouxe Dira Paes ao estrelato e ao hit que já encheu os pacovás da nona, queimem os CDs do Calcinha Preta! Esposas queriam imitar Norminha, com certeza. A jovem e bela Thalia Ayala fez fama e deitou na cama, fácil fácil subiu no conceito do público (e dos homens). A novela nos emocionou e nos encheu de novo vocabulário, e ainda trouxe um elenco de verdadeiras estrelas, Tony Ramos, Nívea Maria, Lima Duarte, Torloni e tantos outros. Teve a vilã adorável de Sabatella, os galãs-meio-passados Borges e Martins, mas marcou o final de uma carreira - Mara Manzan fez Ashima e por aí encerrou seu belo ciclo, uma luta que infelizmente chegou ao fim em Novembro. Das alegrias ao luto, Caminho foi o grande estouro do ano!
Aí ela deixa terreno pronto pra Viver a Vida, mas que Maneco demorou demais pra achar o tom. A nova trama seguiu sem sal por muitos capítulos, e com a apatia inicial de quem deveria manter a peteca lá em cima - Taís Araújo e Alinne Moraes. O que salva é o brilhantismo de Lília Cabral, sabe rir, chorar, enfurecer-se de forma natural e bela. José Mayer continua o mesmo de sempre, o Don Juan conquistador... Mas quem segura tudo ainda é a turma do elenco mediano, como Mateus Solano, de Maysa à trama das oito. Vamos ver se 2010 dá um upgrade nesta novela, viu.
No horário das 6 tivemos a chatíssima e sem-novidades Paraíso, que conseguiu trazer até o Daniel como ator. Porre. Aí conseguiu dar uma animada no horário, trazendo a um-pouco-melhor Cama de Gato, com as inspiradíssimas Camila Pitanga e Paola Oliveira. Ainda no ar.
O horário das 7 trouxe uma novela para reanimar, Caras & Bocas. Em meio a vilanices baratas e macacos, a trama conseguiu voltar aos bons tempos de Vira Lata, por exemplo. Isabelle Drummond amadureceu ao encanto dos olhos, já o fazia com a Emília. Flávia Alessandra, Elizabeth Savalla, Débora Evelyn, Malvino Salvador e Pasquim dão o tom certo à história, que até teve altos e baixos, mas os acertos é que devem ser sempre lembrados.
Uma pérola das minisséries Globais sem dúvida foi Maysa, o brilhantismo televisivo de 2009. Larissa Maciel deu vida à estrela, e não deixou a peteca cair em nenhum momento. Tudo fiel, belo, cada sofrimento e alegria da vida da cantora fez emocionar, entrou para a história. E Mateus Solano ganhou seu impulso aí. Aplausos.
Fotografia e textos densos deram o tom de Som & Fúria, uma beleza ímpar na telinha; Aline foi a bobagem a ser esquecida; Malhação perdeu o rumo na besteira chamada "Malhação ID", que só faz fama e cama para o filho de Fábio Jr; Tudo Novo de Novo e Cinquentinha são de uma beleza e profundidade únicas, como não admirar a leveza severa e brilhante em termos de história e diálogos?; Geral.com é tão descartável quanto copinhos de café; e Decamerão divertiu com seu jeito nonsense de ser, básico.
A Globo rendeu bons frutos.
Já o SBT mostra cada vez mais que não serve pra fazer novela. Vende-se Um Véu de Noiva beira ao ridículo das produções B - seu Sílvio devia voltar com as Marias da vida. A única coisa boa que a emissora fez foi reprisar Dona Beija, só assim mesmo.
A Record insistiu pela terceira vez com os mutantes toscos e intragáveis em Promessas de Amor, idiotice sem tamanho. Poder Parelelo teve mais cara de série policial do que novela, coisa que A Lei e O Crime fez funcionar. Bela, A Feia faz Betty sentir vergonha, eita novelinha nada a ver com nada, não convenceu.
No fim foram estes os frutos da Dramaturgia em 2009. Nada muito empolgante, apenas recomendado para quem ainda tem paciência de perder preciosos minutos na frente da telinha. Eu faço o sacrifício, agora por vocês.
by Dona Cidoca

Nenhum comentário:

Postar um comentário