segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Os Maiores Fatos e Micos do Futebol Brasileiro em 2009

Este ano definitivamente foi um fiasco - em partes - para o Futebol Brasileiro. O maior exemplo foi o Campeonato Brasileiro, que teve mais erros e pataquadas que uma comédia teatral de humor fácil. A começar pela brilhante arbitragem, encabeçada pelo gênio Simon, que não teve dúvida em anular gols em momentos decisivos, entre outras marmeladas na caruda - poderia ter disfarçado mais. No fim, uma bela punição do tribunal, mas que não devolveu os lances roubados aos times, entre os quais muitos tiveram grandes prejuízos por conta das pataquadas do cidadão.
Quando não foram os erros de arbitragem, aí reinou a incompetência dos times mesmo. Tirando o Flamengo e o Vasco, Fluminense e Botafogo fizeram campanhas pífias e deprimentes, e ainda pagaram o mico de comemorar a permanência na Série A como um título - vergonha, mas fazer o que, o Fluminense teve tanto mérito na mídia quanto o Flamengo, vai entender. Herói de quase-afogados é pra Jacu. Assim como o time do Santos, que mais pareceu a mosca depois do Rodasol. O time só fez atrapalhar os Campeonatos que disputou, em um ano pra deletar da memória peixesca - eliminou o Palmeiras no Paulistão pra depois se entregar de bandeja ao Corinthians, e deu de presente a vaga da Libertadores ao Cruzeiro, terminando o ano como o Garçom Ideal.
Pior foram as atuações do Palmeiras e do Coritiba. Enquanto o time paulista teve dois Campeonatos nas mãos e perdeu por conta de um Apagão inexplicável, nenhum torcedor consegue entender, apenas lamentar. Na fase de classificação do Paulistão a melhor campanha e o favoritismo todo só pra ele - foi eliminado pela Zebra Praiana. No Brasileirão muitas rodadas na liderança - e no final, uma amarga 5ª colocação e nem vaga pra Libertadores, Tragédia Verde. E ainda teve o pacote de lambanças do Beluzzo e um Muricy tão apático quanto o time nos jogos finais. Mas até pior que isso foi o irmão verde do Paraná. O Coritiba conseguiu ser superado por dois times cariocas baqueados, e deu à torcida um presente pra lá de Grego. E o Couto Pereira virou uma verdadeira Arena de Gladiadores, uma palhaçada lamentável, cheia de socos, pontapés, lágrimas e... vergonha! Agora basta ao time resolver a vida na Série B, junto com o grande rival, o mais-apático-ainda Paraná. Só o Atlético mesmo ficou longe desse marasmo, mas que teve que lutar até o fim pra não correr o risco do vexame também.

Estes são os 4 que farão parte da Série B. Esqueci da foto do Vasco aqui, foi realmente heróico o retorno do time carioca à Série A - ou seja, não fez mais que a obrigação, e ainda teve aquele cirquinho básico da mídia, como fizeram com a subida do Corinthians ano passado. Blá blá blá inútil. O curioso nessa tchurma é a presença de DOIS times de Pernambuco de uma vez só, ou seja... Sport foi o pior de todos, apenas aprontou para alguns time na reta final, brincando de duende traquinas, nada mais. Despede-se da Série A segurando a lanterna. Logo vem o grande rival, o zonzo time do Náutico, que nada pôde fazer na reta final, senão levar uma sacola atrás da outra. Já o Santo André lutou o quanto pôde, mas ficou correndo na esteira muitas rodadas. E ainda no final pegou o Inter, que ainda brigava pra ser campeão, e tomou uma sacola. Volta pra Série B que nem o Cão Arrependido, enquanto o Barueri sim mostrou como jogar na Série A.

Alguns times tiveram momentos de glória mesmo no fracasso. O Palmeiras ainda teve Diego Souza escolhido como o Craque do Brasileirão, mas até aí... E Keirrison, o cara-de-morto, foi embora mas ainda ficou como o artilheiro do time. O que fez de bom? Fez Luxemburgo sair de vez do Verde. E o técnico foi ajudar o Santos a se classificar pra Sulamericana - uau!!
O São Paulo adotou o Jason como mascote da Campanha do Hepta. Só não foi tanto mico porque o time ainda conseguiu ficar na 3ª posição - mas admita que ficou aquela decepçãozinha, eles queriam mesmo era o título... no fim, o Jason não vingou para o Hepta, e o Hexa foi para...

... o time do Flamengo, que adora se fazer de morto em campenatos, mas no fim ainda consegue levantar a taça. Há controvérsias sobre o número de títulos do clube, mas... agora o São Paulo vai ter que aguentar dividir a condição de Hexa mesmo com o time carioca. Méritos para o craque Petkovic, o cara jogou muito mesmo! Adriano foi meio que um Ronaldo II, mais mídia que bola no pé - sério, o cara aparecia mais em fotos na praia com amigos e garotas, coisa tosca. Quem também brilhou no campeonato foi o Inter, que ressurgiu das cinzas para ainda tentar o título; o Cruzeiro, mais beneficiado pelo tropeço palmeirense e a apatia (pra não falar outra coisa) santista, que veio lá de baixo para ainda chegar à Libertadores; e os caçulas Barueri e Avaí, que deram um show, dentro de suas limitações, e terminaram belos e contentes na elite do futebol nacional. E o Goiás, hein? E o Grêmio?? Times com a letra G só serviram pra fazer a alegria dos outros...

Mas o MICO do ANO vai para....... essa belezura da foto acima. Sinceramente, Richarlyson perdeu de vez o senso do ridículo ao fazer isso com seu visual. Sua imagem já é meio que execrada pelos torcedores rivais; aí ele vai e me coloca apliques pra parecer a Helena de Viver a Vida?! Ou pior, parecer a beldade Ronaldinho Gaúcho. Resultado: revoltou os torcedores do São Paulo, afundou ainda mais sua reputação e virou a diversão dos rivais. Volta pro mar, Oferenda!
By Fruminélson





Nenhum comentário:

Postar um comentário