
Não, não estamos falando nem de Horóscopo Chinês, nem do Palmeiras, mas sim do fenômeno que devastou o mundo em 2009, entre surtos, epidemias e mortes - A Gripe Suína. Uma tragédia Dantesca, com mais de 50 mortes e 4881 casos confirmados de contaminação na Europa, Ásia, Oceania e América Latina. E tudo começou a partir da América do Norte, com foco maior no México, onde até a Libertadores foi prejudicada pelo medo de contaminação de atletas de outros países. No fim, as coisas parece que amenizaram no fim do ano, e o saldo foi bem negativo e triste. Até a Igreja entrou na dança, e proibiu os fiéis, nas missas, de darem a Paz de Cristo e rezar o Pai-nosso de mãos dadas - ou seja, pessoas que iam às missas por obrigação, ou as mais frescas, agradecem muito até hoje pela graça alcançada. Desnecessário.

Ainda na política, alguns outros fatos marcaram esse ano confuso e de muita criatividade. Que o diga o Sr Arruda e o dinheiro escondido, mas que o Brasil nem se espanta mais. Dinheiro na cueca, na meia, no sutiã, mas cada vez menos no bolso do brasileiro. CQC e Pânico na TV tiveram assunto demais esse ano, um banquete para se fazer humor, já que nossa Política será a eterna palhaçada. A começar pelo nosso querido presidente, um modelo escrachado de se fazer política. Na Veja dessa semana (do dia 28/12) aparecem frases e declarações marcantes deste ser, que mostram como a chacota consegue atingir lugares que deveriam permanecer alheios à bandalheira; mas que no Brasil, ah..., isso virou praxe. Dilma foi outra personagem marcante do cenário da política 2009. Entre polêmicas e pataquadas, no fim ela mostrou que nesse país praticar a politicagem é tão lugar-comum quanto assistir pela centésima vez um episódio do Chaves - frustrante, mas cômico.
Já no âmbito mundial, a tragédia econômica de proporções globais teve que começar justo aonde? Em Março, a AIG, maior seguradora dos Estados Unidos, anunciou um prejuízo recorde de 61 bilhões de dólares causado pela crise financeira mundial de 2008, levando o índice Dow Jones ao seu mais baixo nível em dez anos e derrubando bolsas no mundo inteiro. Ou seja, afetou os States, afetou o Mundo. E ainda acham que o problema é o Aquecimento Global.
Por falar em Aquecimento Global, esse ano foi um dos assuntos que mais rendeu. As geleiras estão indo por água abaixo (trocadilho infame by Devo) e até filmes semi-toscos, como o hit do ano "2012", fazem da tragédia anunciada um espetáculo de cenas bárbaras e barbáries. Enfim, temos 3 anos pela frente, mais ou menos, para ver se realmente a previsão dos Maias vai vingar, ou se Nostradamus e Mãe Dinah vão ganhar novos amigos na Tchurma dos Birutas.
Em Março, ainda, tivemos o presidente Omar al-Bashir, do Sudão, fazendo história, tornando-se o primeiro chefe de Estado em exercício do cargo na história a ser alvo de um mandado internacional de captura. Que amor de pessoa. Além de um ato mundial de apagar as luzes, em protesto contra o Aquecimento Global. Teve gente que reclamou do horário, pois ia perder a novela...
Abril foi o mês em que a mídia resolveu dar status ao momento reflexivo-deprimente de Adriano, o Imperador. Me poupe, né... Quem me dera ganhar milhões, pegar quem quiser, mas achar que está na hora de dar um tempo, buááá... vai trabalhar ganhando um salário mínimo (ou nem isso) e ver o que é motivo pra depressão. Enquanto isso, na Suécia, depois de 5 anos o The Pirate Bay, maior site de BitTorrent ilegal do mundo, viu seus fundadores serem finamente presos, condenados por pirataria virtual e infração de direitos autorais - pena que esse ano também houve um crescimento nas atividades hackers e na pirataria de CDs e DVDs. Mas enquanto não houver uma fiscalização coerente e mais enérgica nesse sentido, os marginais só podem deitar e rolar... Ainda: G-20, reunido em Londres, anuncia a injeção de US$ 1 trilhão na economia mundial de maneira a combater a crise financeira global - precisava fazer uma vaquinha ainda maior... E a UNESCO e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento da Biblioteca Digital Mundial - maior cultura ao Panis et Circenses.
Em Maio, aí sim pudemos ver a força da Gripe Suína pelo mundo, quando o surto atingiu sua maior proporção. Foi o assunto do ano, gerando tristezas e piadas, claro que ninguém ia perder a chance. Pior foi José Serra explicando sobre a doença aos pequenos, dizendo absurdos, até que a gripe se pegava do porquinho, e era pra tomar cuidado... afe, sem comentários... políticos e suas potocas... E outro fato que chamou a atenção foi a Coréia do Norte, quando começou seus famosos testes nucleares... Medo!
Em Junho o mundo se despediu do Rei do Pop, mas isso é assunto para nossa querida Emily. E a Pantera também se foi, mas deixa que a Dona Cidoca conta melhor. Mas tirando a morte de estrelas, o planeta se chocou com um dos maiores acidentes da história aérea mundial, quando o Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, sendo pelo menos 58 brasileiros. Uma tragédia, que o país demorou a se conformar. A GM, que teve uma crise sem tamanho em 2008, apresentou um pedido de concordata por todos os prejuízos e perdas, e acabou amparada pelos governos dos EUA e Canadá. E lançou o Agile, um carro até que interessante, que colocou a marca novamente na boca do povo. Pra fechar o caos em Teerã pelas suspeitas de fraudes nas eleições iranianas - mais uma vez a política causa danos irreparáveis.
Levando em conta mais uma vez nosso título do post, em Agosto o Brasil conheceu seu recorde mais que negativo, chegando à liderança mundial nos casos fatais da epidemia da Gripe H1N1, com mais de 550 mortes. E no Japão Yukio Hatoyama põe fim a 54 anos de conservadorismo do governo japonês, ao vencer as eleições no país.
Em Setembro achamos um fato político que mereceu destaque: Irina Bokova, política e diplomata búlgara, é eleita para dirigir a UNESCO, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Mulheres, desde a época das Spice Girls, vêm mostrando o que é o "Girl Power" de verdade!
Fruminélson que nos perdoe, mas não tem como não comentarmos aqui o fato que marcou o Brasil em Outubro - o Rio foi escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - Uhuu! Meu Deus! Preparem-se para 6 anos de milongas, balbúrdias e mixórdias, nunca um evento esportivo irá mexer tanto com o cenário sócio-político-econômico do nosso país - Lula terá que sambar muito pra segurar as rédeas desse Cavalo de Tróia disfarçado de Festa do Esporte... Já falamos sobre a média, digo, a entrega do Nobel da Paz ao Obama - antes pra ele do que pro Obina, que saiu do Palmeiras depois de 'acariciar' o companheiro de equipe ainda no gramado e afundar seu time de vez!! E ainda foi assinado o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos, permitindo o uso de sete bases militares colombianas pelos Estados Unidos - Ronaldo!
Em Novembro ficamos algumas horas em um Apagão inédito - teve gente que pensou que era a antecipação da previsão dos Maias!! O mesmo aconteceu depois com o time de Parque Antarctica, mas isso é assunto de esportes... Paraguai e Brasil ficaram à luz de velas por conta de um problema na Usina de Itaipu - É o ca-os!!! E o escândalo de apostas coloca 200 jogos de futebol de nove países europeus sob suspeita de manipulação - opa, pensamos que isso só acontecia no Brasil. Futebol e suas pataquadas de praxe!
Papai Noel viu Porfírio chegar ao poder em Honduras depois de tempos após o golpe militar no país - uivos do Lobo pegando a bomba para governar... E atacaram o Berlusconi em público e ele teve sorte - só quebraram seu nariz! Que dó...
2009 definitivamente foi um princípio do caos moderno. Oxalá quem em 2010 o mundo tenha um descanso de tantas barbaridades, e que estes poucos dias que faltam para encerrar o ano fiquem marcados como férias... férias do caos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário