segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Retrospectiva na Dramaturgia - A TV em 2009...


Amigos noveleiros de plantão, o ano rendeu boas produções, ainda mais na emissora do Plim-Plim. E mais uma vez Glória Perez foi ao topo na viagem top da autora, vem desde O Clone e por aí vai.
Juliana Paes e Rodrigo Lombardi ganharam todos os holofotes como o casal queridinho de Caminho das Índias. Raj e Maya viraram novos ícones das novelas, enquanto Bahuan terminou desolado, tal qual Márcio Garcia. Ainda trouxe Dira Paes ao estrelato e ao hit que já encheu os pacovás da nona, queimem os CDs do Calcinha Preta! Esposas queriam imitar Norminha, com certeza. A jovem e bela Thalia Ayala fez fama e deitou na cama, fácil fácil subiu no conceito do público (e dos homens). A novela nos emocionou e nos encheu de novo vocabulário, e ainda trouxe um elenco de verdadeiras estrelas, Tony Ramos, Nívea Maria, Lima Duarte, Torloni e tantos outros. Teve a vilã adorável de Sabatella, os galãs-meio-passados Borges e Martins, mas marcou o final de uma carreira - Mara Manzan fez Ashima e por aí encerrou seu belo ciclo, uma luta que infelizmente chegou ao fim em Novembro. Das alegrias ao luto, Caminho foi o grande estouro do ano!
Aí ela deixa terreno pronto pra Viver a Vida, mas que Maneco demorou demais pra achar o tom. A nova trama seguiu sem sal por muitos capítulos, e com a apatia inicial de quem deveria manter a peteca lá em cima - Taís Araújo e Alinne Moraes. O que salva é o brilhantismo de Lília Cabral, sabe rir, chorar, enfurecer-se de forma natural e bela. José Mayer continua o mesmo de sempre, o Don Juan conquistador... Mas quem segura tudo ainda é a turma do elenco mediano, como Mateus Solano, de Maysa à trama das oito. Vamos ver se 2010 dá um upgrade nesta novela, viu.
No horário das 6 tivemos a chatíssima e sem-novidades Paraíso, que conseguiu trazer até o Daniel como ator. Porre. Aí conseguiu dar uma animada no horário, trazendo a um-pouco-melhor Cama de Gato, com as inspiradíssimas Camila Pitanga e Paola Oliveira. Ainda no ar.
O horário das 7 trouxe uma novela para reanimar, Caras & Bocas. Em meio a vilanices baratas e macacos, a trama conseguiu voltar aos bons tempos de Vira Lata, por exemplo. Isabelle Drummond amadureceu ao encanto dos olhos, já o fazia com a Emília. Flávia Alessandra, Elizabeth Savalla, Débora Evelyn, Malvino Salvador e Pasquim dão o tom certo à história, que até teve altos e baixos, mas os acertos é que devem ser sempre lembrados.
Uma pérola das minisséries Globais sem dúvida foi Maysa, o brilhantismo televisivo de 2009. Larissa Maciel deu vida à estrela, e não deixou a peteca cair em nenhum momento. Tudo fiel, belo, cada sofrimento e alegria da vida da cantora fez emocionar, entrou para a história. E Mateus Solano ganhou seu impulso aí. Aplausos.
Fotografia e textos densos deram o tom de Som & Fúria, uma beleza ímpar na telinha; Aline foi a bobagem a ser esquecida; Malhação perdeu o rumo na besteira chamada "Malhação ID", que só faz fama e cama para o filho de Fábio Jr; Tudo Novo de Novo e Cinquentinha são de uma beleza e profundidade únicas, como não admirar a leveza severa e brilhante em termos de história e diálogos?; Geral.com é tão descartável quanto copinhos de café; e Decamerão divertiu com seu jeito nonsense de ser, básico.
A Globo rendeu bons frutos.
Já o SBT mostra cada vez mais que não serve pra fazer novela. Vende-se Um Véu de Noiva beira ao ridículo das produções B - seu Sílvio devia voltar com as Marias da vida. A única coisa boa que a emissora fez foi reprisar Dona Beija, só assim mesmo.
A Record insistiu pela terceira vez com os mutantes toscos e intragáveis em Promessas de Amor, idiotice sem tamanho. Poder Parelelo teve mais cara de série policial do que novela, coisa que A Lei e O Crime fez funcionar. Bela, A Feia faz Betty sentir vergonha, eita novelinha nada a ver com nada, não convenceu.
No fim foram estes os frutos da Dramaturgia em 2009. Nada muito empolgante, apenas recomendado para quem ainda tem paciência de perder preciosos minutos na frente da telinha. Eu faço o sacrifício, agora por vocês.
by Dona Cidoca

Retrospectiva Musical Parte 1 - Os CDs de 2009!


E aí galera.. Caraca, não foi fácil, coloquei meu programa de baixar músicas pra trabalhar triplicado. Tudo isso pra conhecer músicas, faixas dos CDs lançados esse ano.
Resolvi começar por um assunto mais light, em outro post falo sobre outros fatos mais marcantes no mundo da música...
2009 foi um ano de lançamentos importantes, até artistas fazendo mil versões de um único álbum (Beyoncé, Lady GaGa), coletâneas mil com inéditas ou novas roupagens (Kylie, Britney, Madonna), bandas reformadas (Sepultura - o melhor sem os melhores), etc, etc...
Mês a mês vamos ver o que rolou de mais importante, e alguns pitacos sobre cada um deles, depois de algumas semanas baixando e conhecendo faixas e faixas... ufa!
Janeiro não teve lá muita coisa, mas sim um retorno - Take That voltou depois do bem-sucedido "Beautiful World" de 2006. Três anos se passaram, e a banda vem com The Circus - No, it's not Britney's, bitch - cheio de baladas, açúcar e a carinha de anjo da boy-band. Produção impecável, arranjos legais, mas uma carinha de baile de desenho da Disney e tals. Enfim, pra quem é fã, Gary Barlow está na ativa, enquanto os outros rapazes também mostram seus dotes vocais. Para curtir, vá de The Garden, Greatest Day, Hello e Julie. Fuja de How Did It Come To This, What Is Love e You. Ou seja, enfatizando = apenas para fãs.
Um pouco longe da fase da super-tocada Open Your Eyes, o Snow Patrol lançou seu amadurecido A Hundred Million Suns. Pra quem curte a banda, tudo parece mais sóbrio e brilhante. Ouça apenas Take Back The City e Lifeboats, e você vai entender o que mudou.
Para fechar o mês, um dos melhores CDs do ano, sem dúvidas. O 'transformado' Kings Of Leon lançou seu otimamente-sucedido Only By The Night, que se traduz apenas em duas palavras - Use Somebody, o hit de 2009. Parabéns à banda, que só tende a crescer e não tem medo das mudanças e experimentos.
O mês do Carnaval trouxe até mais lançamentos. A começar pelo 'novo' Sepultura, agora sem os irmãos Cavalera. Fuçando em outros sites achei uma resenha interessantíssima sobre o novo CD dos caras, o A-lex (sem lei, em russo), no UOL = http://musica.uol.com.br/lancamentos/sepultura-volta-sem-iggor-cavalera-com-seu-melhor-trabalho-desde-roots.jhtm . Enjoy!
Lily Allen ganhou pontos e sugeriu um amadurecimento no brilhante It's Not Me, It's You. O primeiro single, The Fear, já deu a idéia chave do que a cantora queria mostrar - e ainda mostra mais em Fuck You. Ainda leve em conta a novelística '22'. Um ótimo CD.
Os Paralamas lançaram o apático-mas-curtível Brasil Afora (esse ouvi de uma prima, apenas um pouco de cada faixa - não me empolgou); Kylie Minogue relança seus grandes hits em Boombox, onde os mesmos tiveram releituras de grandes DJs, como os Chemical Brothers, e até mistura com Blue Monday, do New Order - pra dançar muito.
Em Março curtimos um solo do ex-Babyshambles, Peter Doherty, no sóbrio e manhã-de-sábado Grace/Wastelands. Na verdade conheci o álbum em algumas faixas no Youtube, e senti um rock leve e diferente do cara que ficou famoso pelo relacionamento doido com Kate Moss. Last Of The English Roses encanta, e Sheepskin Tearaway faz valer todo o CD; O brasuca Tiago Iorc, o novo favorito das trilhas da Globo, nos enche de orgulho ao cantar em um bom inglês e em um ótimo violão. Ouça a releitura de My Girl e se convença. John Mayer e Jason Mraz aparecem no subcosciente, pode ter certeza.
Pulando para Maio, reencontramos Bob Dylan. Chame mamis e papis e aproveite o que o veterano ainda pode oferecer. Mesmo que nunca tenha curtido, e ouve Shake Shake Mama ou Jolene consegue dar créditos ao velho Lobo. Curtível e tals, coisa que outro veterano, Leonard Cohen, não consegiu muito em Live in London.
Junho traz Marcos Sacramento (Na Cabeça). Conhece? Eu conheci agora, e me interessei demais nos violões e violinos. Uma dica, ouça a faixa Sim e seja bem-vindo ao mundo deste belo artista nacional. O mês foi produtivo e me deu um grande trabalho, porém prazeiroso em alguns momentos. Posso indicar Ben Harper and Rentless7 (White Lies for Dark Times) e Stela Campos (Mustang Bar). Agora se quiser dar uma conferida básica, vá de Mario Adnet & Baden Powell (Afrosambajazz) e o pseudo-chatinho Elvis Costello (Secret, Profane & Sugarcane - confesso que o título do álbum me chamou muito a atenção). A curiosidade não matou, viu.
Indie rock com influência do rock anos 60 - o Kasabian faz algo que beira o melhor de 2009. Pra quem curte essa pegada mais jovem do ritmo pode dar uma chance aos rapazes, sem medo de ser feliz. Fast Fuse e Underdog justificam tudo.
Descobrir VV Brown (Travelling Like The Light) foi um grande prazer. Sério, a cantora relê os anos 50 e é feliz, como em Crying Blood (vá logo ao Youtube e veja o clipe!), Shark In The Water e Leave. Demais, um achado.
George Harrison, o mais quieto dos Beatles, lança um brilhante (para os fãs) Let It Roll, que só me faz suspirar em Here Comes The Sun. Mas vale, veja só, para os fãs, claro!
Agosto tem o destaque de Sinead O'Connor, com o relançado I Do Not Want What I Haven't Got, onde tinha grandes hits, como The Emperor's New Clothes, agora com faixas extras, que haviam sido lançadas em outras condições. Enfim, Sinead é dona de uma voz marcante e de certa forma misteriosa, por assim dizer. Vale a pena.
Sinceramente até hoje não achei graça na banda Cachorro Grande. Ouvi Cinema para tentar entender, achar graça, mas fiquei ainda mais sem entender. Enfim, bandas só ganham notoriedade pelos fãs; e se estas bandas os têm, que aproveitem, né.
Para os fãs, o Judas Priest lançou, em Setembro, A Touch of Evil, ao vivo. Metal na veia, realmente para poucos (muito menos aos emos, claro), e com Rob Halford voltando faz tudo ter sentido - pra quem curte, beleza, yeah!!
No fim, espero que vocês tenham curtido esta retrospectiva e a oportunidade de conhecer novas bandas, novos artistas, novas músicas. Passei semanas nessa tarefa, foi muito interessante mesmo. Mas para terminar, algo mais Pop:
- Mariah Carey volta melancólica e vagando no brilhantismo em Memoirs of An Imperfect Angel, lançado em Setembro. Ganha os méritos por Obsessed, H.A.T.E.U e I Want to Know What Love Is, mas ainda perde tempero em outras faixas-clichê.
- Lady GaGa aproveitou o gancho e a aceitação de sua postura polêmica para levar The Fame aos topos; não contente, resolveu lançar o duplo The Fame Monster, e mostrou o que é o Pop cru e brilhante, que só uma bizarre-brilliant-singer pode fazer - Bad Romance é pra grudar, o clipe mata; Alejandro e Telephone (com a nova amigona Beyoncé) justificam os meios - o que dizer de Disco Heaven e os outros hits-master de volta??
- Beyoncé deitou e rolou com o ano-passado I Am... Sasha Fierce. Ela sabe que pode e fez 3 versões do álbum - o duplo-pobre com poucas faixas, o duplo-rico com faixas a mais (Ego, por exemplo) e o único e luxuoso DeLuxe Edition, o definitivo, com Poison e a divertida Video Phone com Lady GaGa. O ano foi parte dela, Single Ladies, Halo, Diva, Sweet Dreams e cia fizeram tudo valer a ênfase.
- Pitty não é Pop mas é o rock nacional no nível que a gente curte demais da conta. Chiaroscuro traz faixas brilhantes e maduras, simplesmente traduzidas em "...que me acha foda..."; pronto, Pitty continua foda!
- E por fim, Britney Spears aproveita a redenção e os 10 anos de carreira pra lançar seus maiores singles em CD ou em uma compilação com os singles em suas caixinhas e capinhas, coisa e tal - levando os fãs à loucura - e com "3", um dos singles do ano; a amiga que enlouqueceu a lourinha, a diva Madonna, também lançou um mega-hits-collection, uma verdadeira Celebration de mais de 30 faixas - só ela tem uma fábrica de hits assim. E ainda brinca de black com Revolver, fantástica.
by Emily

O Ano do Porco!


Não, não estamos falando nem de Horóscopo Chinês, nem do Palmeiras, mas sim do fenômeno que devastou o mundo em 2009, entre surtos, epidemias e mortes - A Gripe Suína. Uma tragédia Dantesca, com mais de 50 mortes e 4881 casos confirmados de contaminação na Europa, Ásia, Oceania e América Latina. E tudo começou a partir da América do Norte, com foco maior no México, onde até a Libertadores foi prejudicada pelo medo de contaminação de atletas de outros países. No fim, as coisas parece que amenizaram no fim do ano, e o saldo foi bem negativo e triste. Até a Igreja entrou na dança, e proibiu os fiéis, nas missas, de darem a Paz de Cristo e rezar o Pai-nosso de mãos dadas - ou seja, pessoas que iam às missas por obrigação, ou as mais frescas, agradecem muito até hoje pela graça alcançada. Desnecessário.

Além do mais a política americana teve um baque positivo (...) ao eleger seu primeiro presidente negro da história. Barack Obama ganhou a mídia, os holofotes, tal qual o Ronaldo... E ainda levou o Nobel da Paz, aí forçaram a barra ao extremo, coisas do Mundo confuso e cheio de rebarbas e arestas...
Ainda na política, alguns outros fatos marcaram esse ano confuso e de muita criatividade. Que o diga o Sr Arruda e o dinheiro escondido, mas que o Brasil nem se espanta mais. Dinheiro na cueca, na meia, no sutiã, mas cada vez menos no bolso do brasileiro. CQC e Pânico na TV tiveram assunto demais esse ano, um banquete para se fazer humor, já que nossa Política será a eterna palhaçada. A começar pelo nosso querido presidente, um modelo escrachado de se fazer política. Na Veja dessa semana (do dia 28/12) aparecem frases e declarações marcantes deste ser, que mostram como a chacota consegue atingir lugares que deveriam permanecer alheios à bandalheira; mas que no Brasil, ah..., isso virou praxe. Dilma foi outra personagem marcante do cenário da política 2009. Entre polêmicas e pataquadas, no fim ela mostrou que nesse país praticar a politicagem é tão lugar-comum quanto assistir pela centésima vez um episódio do Chaves - frustrante, mas cômico.

Já no âmbito mundial, a tragédia econômica de proporções globais teve que começar justo aonde? Em Março, a AIG, maior seguradora dos Estados Unidos, anunciou um prejuízo recorde de 61 bilhões de dólares causado pela crise financeira mundial de 2008, levando o índice Dow Jones ao seu mais baixo nível em dez anos e derrubando bolsas no mundo inteiro. Ou seja, afetou os States, afetou o Mundo. E ainda acham que o problema é o Aquecimento Global.

Por falar em Aquecimento Global, esse ano foi um dos assuntos que mais rendeu. As geleiras estão indo por água abaixo (trocadilho infame by Devo) e até filmes semi-toscos, como o hit do ano "2012", fazem da tragédia anunciada um espetáculo de cenas bárbaras e barbáries. Enfim, temos 3 anos pela frente, mais ou menos, para ver se realmente a previsão dos Maias vai vingar, ou se Nostradamus e Mãe Dinah vão ganhar novos amigos na Tchurma dos Birutas.

Em Março, ainda, tivemos o presidente Omar al-Bashir, do Sudão, fazendo história, tornando-se o primeiro chefe de Estado em exercício do cargo na história a ser alvo de um mandado internacional de captura. Que amor de pessoa. Além de um ato mundial de apagar as luzes, em protesto contra o Aquecimento Global. Teve gente que reclamou do horário, pois ia perder a novela...


Abril foi o mês em que a mídia resolveu dar status ao momento reflexivo-deprimente de Adriano, o Imperador. Me poupe, né... Quem me dera ganhar milhões, pegar quem quiser, mas achar que está na hora de dar um tempo, buááá... vai trabalhar ganhando um salário mínimo (ou nem isso) e ver o que é motivo pra depressão. Enquanto isso, na Suécia, depois de 5 anos o The Pirate Bay, maior site de BitTorrent ilegal do mundo, viu seus fundadores serem finamente presos, condenados por pirataria virtual e infração de direitos autorais - pena que esse ano também houve um crescimento nas atividades hackers e na pirataria de CDs e DVDs. Mas enquanto não houver uma fiscalização coerente e mais enérgica nesse sentido, os marginais só podem deitar e rolar... Ainda: G-20, reunido em Londres, anuncia a injeção de US$ 1 trilhão na economia mundial de maneira a combater a crise financeira global - precisava fazer uma vaquinha ainda maior... E a UNESCO e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento da Biblioteca Digital Mundial - maior cultura ao Panis et Circenses.


Em Maio, aí sim pudemos ver a força da Gripe Suína pelo mundo, quando o surto atingiu sua maior proporção. Foi o assunto do ano, gerando tristezas e piadas, claro que ninguém ia perder a chance. Pior foi José Serra explicando sobre a doença aos pequenos, dizendo absurdos, até que a gripe se pegava do porquinho, e era pra tomar cuidado... afe, sem comentários... políticos e suas potocas... E outro fato que chamou a atenção foi a Coréia do Norte, quando começou seus famosos testes nucleares... Medo!


Em Junho o mundo se despediu do Rei do Pop, mas isso é assunto para nossa querida Emily. E a Pantera também se foi, mas deixa que a Dona Cidoca conta melhor. Mas tirando a morte de estrelas, o planeta se chocou com um dos maiores acidentes da história aérea mundial, quando o Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, sendo pelo menos 58 brasileiros. Uma tragédia, que o país demorou a se conformar. A GM, que teve uma crise sem tamanho em 2008, apresentou um pedido de concordata por todos os prejuízos e perdas, e acabou amparada pelos governos dos EUA e Canadá. E lançou o Agile, um carro até que interessante, que colocou a marca novamente na boca do povo. Pra fechar o caos em Teerã pelas suspeitas de fraudes nas eleições iranianas - mais uma vez a política causa danos irreparáveis.


Levando em conta mais uma vez nosso título do post, em Agosto o Brasil conheceu seu recorde mais que negativo, chegando à liderança mundial nos casos fatais da epidemia da Gripe H1N1, com mais de 550 mortes. E no Japão Yukio Hatoyama põe fim a 54 anos de conservadorismo do governo japonês, ao vencer as eleições no país.


Em Setembro achamos um fato político que mereceu destaque: Irina Bokova, política e diplomata búlgara, é eleita para dirigir a UNESCO, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo. Mulheres, desde a época das Spice Girls, vêm mostrando o que é o "Girl Power" de verdade!


Fruminélson que nos perdoe, mas não tem como não comentarmos aqui o fato que marcou o Brasil em Outubro - o Rio foi escolhido sede dos Jogos Olímpicos de 2016 - Uhuu! Meu Deus! Preparem-se para 6 anos de milongas, balbúrdias e mixórdias, nunca um evento esportivo irá mexer tanto com o cenário sócio-político-econômico do nosso país - Lula terá que sambar muito pra segurar as rédeas desse Cavalo de Tróia disfarçado de Festa do Esporte... Já falamos sobre a média, digo, a entrega do Nobel da Paz ao Obama - antes pra ele do que pro Obina, que saiu do Palmeiras depois de 'acariciar' o companheiro de equipe ainda no gramado e afundar seu time de vez!! E ainda foi assinado o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos, permitindo o uso de sete bases militares colombianas pelos Estados Unidos - Ronaldo!


Em Novembro ficamos algumas horas em um Apagão inédito - teve gente que pensou que era a antecipação da previsão dos Maias!! O mesmo aconteceu depois com o time de Parque Antarctica, mas isso é assunto de esportes... Paraguai e Brasil ficaram à luz de velas por conta de um problema na Usina de Itaipu - É o ca-os!!! E o escândalo de apostas coloca 200 jogos de futebol de nove países europeus sob suspeita de manipulação - opa, pensamos que isso só acontecia no Brasil. Futebol e suas pataquadas de praxe!


Papai Noel viu Porfírio chegar ao poder em Honduras depois de tempos após o golpe militar no país - uivos do Lobo pegando a bomba para governar... E atacaram o Berlusconi em público e ele teve sorte - só quebraram seu nariz! Que dó...


2009 definitivamente foi um princípio do caos moderno. Oxalá quem em 2010 o mundo tenha um descanso de tantas barbaridades, e que estes poucos dias que faltam para encerrar o ano fiquem marcados como férias... férias do caos!!!

Os Maiores Fatos e Micos do Futebol Brasileiro em 2009

Este ano definitivamente foi um fiasco - em partes - para o Futebol Brasileiro. O maior exemplo foi o Campeonato Brasileiro, que teve mais erros e pataquadas que uma comédia teatral de humor fácil. A começar pela brilhante arbitragem, encabeçada pelo gênio Simon, que não teve dúvida em anular gols em momentos decisivos, entre outras marmeladas na caruda - poderia ter disfarçado mais. No fim, uma bela punição do tribunal, mas que não devolveu os lances roubados aos times, entre os quais muitos tiveram grandes prejuízos por conta das pataquadas do cidadão.
Quando não foram os erros de arbitragem, aí reinou a incompetência dos times mesmo. Tirando o Flamengo e o Vasco, Fluminense e Botafogo fizeram campanhas pífias e deprimentes, e ainda pagaram o mico de comemorar a permanência na Série A como um título - vergonha, mas fazer o que, o Fluminense teve tanto mérito na mídia quanto o Flamengo, vai entender. Herói de quase-afogados é pra Jacu. Assim como o time do Santos, que mais pareceu a mosca depois do Rodasol. O time só fez atrapalhar os Campeonatos que disputou, em um ano pra deletar da memória peixesca - eliminou o Palmeiras no Paulistão pra depois se entregar de bandeja ao Corinthians, e deu de presente a vaga da Libertadores ao Cruzeiro, terminando o ano como o Garçom Ideal.
Pior foram as atuações do Palmeiras e do Coritiba. Enquanto o time paulista teve dois Campeonatos nas mãos e perdeu por conta de um Apagão inexplicável, nenhum torcedor consegue entender, apenas lamentar. Na fase de classificação do Paulistão a melhor campanha e o favoritismo todo só pra ele - foi eliminado pela Zebra Praiana. No Brasileirão muitas rodadas na liderança - e no final, uma amarga 5ª colocação e nem vaga pra Libertadores, Tragédia Verde. E ainda teve o pacote de lambanças do Beluzzo e um Muricy tão apático quanto o time nos jogos finais. Mas até pior que isso foi o irmão verde do Paraná. O Coritiba conseguiu ser superado por dois times cariocas baqueados, e deu à torcida um presente pra lá de Grego. E o Couto Pereira virou uma verdadeira Arena de Gladiadores, uma palhaçada lamentável, cheia de socos, pontapés, lágrimas e... vergonha! Agora basta ao time resolver a vida na Série B, junto com o grande rival, o mais-apático-ainda Paraná. Só o Atlético mesmo ficou longe desse marasmo, mas que teve que lutar até o fim pra não correr o risco do vexame também.

Estes são os 4 que farão parte da Série B. Esqueci da foto do Vasco aqui, foi realmente heróico o retorno do time carioca à Série A - ou seja, não fez mais que a obrigação, e ainda teve aquele cirquinho básico da mídia, como fizeram com a subida do Corinthians ano passado. Blá blá blá inútil. O curioso nessa tchurma é a presença de DOIS times de Pernambuco de uma vez só, ou seja... Sport foi o pior de todos, apenas aprontou para alguns time na reta final, brincando de duende traquinas, nada mais. Despede-se da Série A segurando a lanterna. Logo vem o grande rival, o zonzo time do Náutico, que nada pôde fazer na reta final, senão levar uma sacola atrás da outra. Já o Santo André lutou o quanto pôde, mas ficou correndo na esteira muitas rodadas. E ainda no final pegou o Inter, que ainda brigava pra ser campeão, e tomou uma sacola. Volta pra Série B que nem o Cão Arrependido, enquanto o Barueri sim mostrou como jogar na Série A.

Alguns times tiveram momentos de glória mesmo no fracasso. O Palmeiras ainda teve Diego Souza escolhido como o Craque do Brasileirão, mas até aí... E Keirrison, o cara-de-morto, foi embora mas ainda ficou como o artilheiro do time. O que fez de bom? Fez Luxemburgo sair de vez do Verde. E o técnico foi ajudar o Santos a se classificar pra Sulamericana - uau!!
O São Paulo adotou o Jason como mascote da Campanha do Hepta. Só não foi tanto mico porque o time ainda conseguiu ficar na 3ª posição - mas admita que ficou aquela decepçãozinha, eles queriam mesmo era o título... no fim, o Jason não vingou para o Hepta, e o Hexa foi para...

... o time do Flamengo, que adora se fazer de morto em campenatos, mas no fim ainda consegue levantar a taça. Há controvérsias sobre o número de títulos do clube, mas... agora o São Paulo vai ter que aguentar dividir a condição de Hexa mesmo com o time carioca. Méritos para o craque Petkovic, o cara jogou muito mesmo! Adriano foi meio que um Ronaldo II, mais mídia que bola no pé - sério, o cara aparecia mais em fotos na praia com amigos e garotas, coisa tosca. Quem também brilhou no campeonato foi o Inter, que ressurgiu das cinzas para ainda tentar o título; o Cruzeiro, mais beneficiado pelo tropeço palmeirense e a apatia (pra não falar outra coisa) santista, que veio lá de baixo para ainda chegar à Libertadores; e os caçulas Barueri e Avaí, que deram um show, dentro de suas limitações, e terminaram belos e contentes na elite do futebol nacional. E o Goiás, hein? E o Grêmio?? Times com a letra G só serviram pra fazer a alegria dos outros...

Mas o MICO do ANO vai para....... essa belezura da foto acima. Sinceramente, Richarlyson perdeu de vez o senso do ridículo ao fazer isso com seu visual. Sua imagem já é meio que execrada pelos torcedores rivais; aí ele vai e me coloca apliques pra parecer a Helena de Viver a Vida?! Ou pior, parecer a beldade Ronaldinho Gaúcho. Resultado: revoltou os torcedores do São Paulo, afundou ainda mais sua reputação e virou a diversão dos rivais. Volta pro mar, Oferenda!
By Fruminélson





Equipe do Potocas e Pataquadas!!

2009 foi um ano bem recheado de pataquadas, que dirá de potocas...
E ainda nesse ano, que foi bem daqueles pra não se sentir muitas saudades, que nasce o Blog que promete ser bem doido, sem muuuuitas pretensões, mas com a intenção de divertir bastante = Potocas & Pataquadas!
A receita é simples = pegue fatos e fotos do dia-a-dia, comente e pronto! Textos sem preocupação histórica, mas apenas para criar leves e boas polêmicas, ou divertir de boa e sem estresse...

Começaremos com retrospectivas de 2009. Esse ano realmente deu o que falar, viu. E pra cada ramo de assunto, um colunista especial da nossa equipe!!


Fruminelson - Futebol e esportes é com ele mesmo! Ele diz que não tem time, mas esse nome é pra lá de estranho. O fato é que ele será imparcial, mas pode puxar a sardinha pra algum time que ele achar que tá melhor - ou seja, o negócio do cara (?!) é futebol mesmo, ainda mais em ano de Copa, Libertadores, tantos campeonatos e afins... Esse cão vai dar o que falar!




Emily Emma - Música e tudo do mundo dos jovens é com ela mesmo! Shows, celebridades, enfim, Emily vai te deixar por dentro de tudo que rola no mundo Pop e Afins. Sempre com sua imparcialidade, apesar do visu emo, e algumas atitudes pra lá de pseudo-rebelde... This rox!





Devo & Divo - Se o papo é política, economia e outros trâmites globais, a dupla vai atrás e não poupa ninguém! Todos os assuntos que não se encaixam nas colunas dos outros blogueiros acima está nas mãos dessa dupla doida - tudo pode acontecer nos posts deles!!







Dona Cidoca - O mundo da televisão e do cinema não será mais o mesmo depois dos comentários super antenados e descolados desta vovó simpática. Quem a vê no auge de seus 56 anos engana-se se pensa que ela não sabe das coisas! Surpreendente e simpática!!