quarta-feira, 10 de março de 2010

Twitt me, I'm famous!! - Manhê, virei uma subceleb's!!


Hoje em dia parece que o mundo cansou de ficar no anonimato. Ainda mais quando existem ferramentas que dão aquele empurrãozinho para, de certa forma, destacar a pessoa; a mesma deixa o limbo da "cadeia celebrital" (don't copy, I invented it...) e passa a não ser mais um zé-ninguém na multidão.

Dado este primeiro passo, a pessoa precisa usar bem esta ferramente que o mundo lhe ofereceu e já tentar alcançar um andar mais importante na cadeia, o nicho das "subcelebridades", ou se preferir, um termo mais descolado e hype = SUBCELEB'S!

Uma subcelebridade nada mais é do que uma pessoa que pensa que é famosa, pensa que pode mais que os outros na mídia, mas na verdade é apenas um aprendiz de celebridade. Um andar abaixo do nicho das "celebridades", uma subceleb's tem até uma babagem que a faz popular e destacada, sejam milhares de seguidores no Twitter, ou "Perfil Lotado" no Orkut; ou até mesmo cargos importantes na TV, sites, revistas e afins.

Atualmente, mais precisamente nos idos de 2002, veio um projeto de cobaias perfeito para formar com louvor - e não é nem faculdade renomada pelo MEC - subceleb's de alta estirpe = Big Brother Brasil. Sim, amiguinhos, um BBB é capaz de transformar meros mortais em meros objetos celebritais da Mídia. Basicamente, se fosse um desenho de Looney Tunes, pega-se a pessoa, abre a cachola, tira parte dos neurônios, desprograma a vida-comum e prepara para uma jornada digna de hamsters de luxo. O público finge que detesta mas adora, o Bial adora e a Globo faz plim-plim parecer toque de caixa registradora, faturando mais que políticos e suas cuecas.

Há exceções no mundo BBB. Grazi Massafera mostrou mais que um rosto bonito e virou uma celebridade, assim como Sabrina Sato e Juliana Alves. Jean Willys é uma subceleb's de alta linhagem, pois ainda usa a cuca pra escrever, se expõe menos na telinha e tem lá seus seguidores. Tessália é um exemplo de subceleb's de alta octanagem, muito combustível mas pouca relação custoxbenefício. Xi, difícil entender? = É fácil. Ela já fez BBB, já fez Playboy. Agora vai ganhar mais seguidores-iludidos no Twitter, dando cada vez mais número e cada vez menos conteúdo. Ela fala algumas bobagens por dia, os seguidores dão aquela babadinha de ovo, e o dia acaba e ela vai dormir, arrotar e usar calcinha como qualquer outra menina. E têm uns como o Doutor Marcelo, ex-BBB 8. Ele é do tipo subceleb's de diversão desencanada - o cara tá ali pra falar o que quer, dar umas causadas, mas vê se ele ainda fica botando a cara barbada na tela da TV no meio desse povo? Fica mais light e menos "auê da fama doida".

Algumas ex-BBBs preferiram o status de subceleb's da periquita, quando tudo que conseguiram foi uma capa de revista masculina, grana no bolso e "back to ordinary life". Mas antes tiveram que fazer ponta no Zorra Total, ou tomar café com a Braga - faz parte. Ou então um ex-BBB consegue o pior desempenho na cadeia celebrital - voltar ao limbo! É o caso de pessoas que talvez você nem se lembre, mas um dia passaram por um BBB, e tiveram seus dias de sub-fama, como Moisés, Rita, Eduardo, Estela, Inês, Iran, Léa, Géris, e por aí vai...

Se não deu pra entrar no BBB, o jeito é apelar pro Orkut. Tipo, a pessoa conseguiu uma fama lá, uma manchete no jornal do bairro e de repente começa a ser adicionado por centenas de pessoas em pouco tempo - de repente o Perfil fica lotado, e cria o 1, 2, 3... Pronto. Mais de 2000 amigos. Só que vai analisar depois - dos 2457 amigos, conheço uns 200. O resto é só gente que me adicionou pra tentar inflar meu status de subceleb's - uau!

E o Twitter? Xi... Ali é onde as subceleb's têm feito a fama ainda mais, se achando no direito de escolher a dedo quem deve responder, quem deve retwittar, enfim.. mais fácil escolher aqueles que também cheiram a subceleb's! "Eu sigo a Xuxa!" - grande coisa, porque ela não te segue e nem quer saber de você, fio. Cuidado ao escolher quem você quer seguir, tente achar pessoas que ainda não tenham o rei na barriga e ainda se derretam por uma rasgação de seda. Tente mandar umas 5 mensagens quase que seguidas. Se não vier resposta, é porque você não serve pra participar da panelinha das subceleb's.

Mas isso não é um tiro no pé? Afinal é bom você conquistar fulanos e pessoas do limbo para ganhar pontinhos na sua carteira de subceleb's. Porque se você ficar só pagando pau para pessoas do seu próprio nicho, você nunca vai crescer. E corre o risco de descer de nível!

É legal ver meu amigo dizer o que fez no dia dele. Ele contou que comeu uma pizza com os amigos e eles quase tiveram um treco quando ele tomou Coca com o canudo no nariz. Putz, achei mais engraçado e nobre do que aquele subceleb's que colocou uma filosofia trabalhada e foi retwittado pelos hare-baba-ovos de plantão. E ele foi dormir sem nem saber direito o que aquele "fã" dele faz, se bem que isso nem deve ser importante. Alguns subceleb's se protegem em seus pedestais ou se fecham em copas, uma apatia disfarçada de auto-suficiência.

No mais, vamos tentar nos livrar do vício por subceleb's, muitas vezes involuntários. Até podem ter umas ou uns que valem a pena; mas se começarem a te deixar de lado sem querer e ficam ali, naquele devaneio ou monólogo de uma subceleb's da linhagem = eu tenho a fama. Ou você ajuda a alimentar, ou você segue sua vida normal que eu continuo maquiando a minha.

#ficaadica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário